por ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO

Doutor em Ciência da Computação (UFPE)

 

Blog: um novo poder de comunicação

 

Comunicação é uma arte e esta arte tem sido muito bem exercitada por um número cada vez maior de usuários da Internet. Como? Uma quantidade de pessoas em crescimento quase exponencial tem se tornado blogger (autor de blog). A blogosfera (espaço virtual dos blogs) não pára de crescer. Segundo dados da Technorati, em março de 2006 havia mais de 35 milhões de blogs, conforme ilustrado na Figura 1.

Figura 1 - Evolução da blogosfera (Fonte: technorati.com)

Observe que a quantidade de blogs tem dobrado a cada 6 meses e a se manter essa projeção, teremos em setembro deste ano, ou seja no próximo mês aproximadamente 70 milhões de blogs. Ainda segundo dados da Technorati (veja Figura 2), quase 75 mil novos blogs são criados a cada dia, resultando em média em novo blog a cada segundo. Adicionalmente, tem-se verificado que a atualização do conteúdo dos blogs ocorre semanalmente em cerca de 10% deles.

Figura 2 – Criação diária de novos blogs  

Mas, o que é exatamente um blog?

Um blog é uma espécie de diário eletrônico interativo através do qual pessoas podem expor suas idéias e comunicar suas opiniões pela Web. Encontra-se na Web diversos tipos de blogs como, por exemplo: diários pessoais, blogs de famílias, blogs de análises e comentários, revisões ou comentários de produtos, ou mesmo aqueles que contêm vários de tipos de mídias (fotos, músicas e filmes). Importante observar que hoje em dia, mais de 10% dos usuários da Internet têm ou já tiveram blogs e que mais de 1/3 dos usuários da Internet lêem blogs. O que isso significa?

Atualmente, o blog constitui mais uma ferramenta de informação e comunicação. Ele já é considerado um novo paradigma de aquisição e disseminação da informação, servindo como alternativa a mídia tradicional. Além disso, é uma ferramenta interativa ao permitir comentários e a interação entre aqueles que comentam, tornando-se assim numa ‘rede social’, uma blogosfera, onde esforços colaborativos interagem, aumentando o efeito da rede. Mas, há algo que deve ser considerado: Não há padrão profissional existente nas demais mídias e, portanto, faz-se necessário checar as fontes antes de aceitar a informação divulgada como verdadeira. Adicionalmente, algo que impressiona é a forma e a taxa nas quais as informações são colocadas e comentadas nos blogs, conforme mostra Figura 3.

Figura 3 – Taxa de inserção de novas informações nos blogs.

Segundo dados da Technorati, 1.2 milhões de informações são colocadas nos blogs diariamente, o que numa taxa de quase 50 mil por hora. Como pode se observar na Figura 3, determinados fatos como a Tsunami no Oceano Índico, o furacão Katrina causaram picos na quantidade de inserção de novas informações nos blogs.

É importante perceber que o blog atua como um ‘escape’ para muitas pessoas como no caso de photoblogs (blog de fotos) ou moblogging (blog usando dispositivos móveis como celular e PDA). Todavia, os blogs têm sido mais utilizados para expressar opiniões, apresentar novas informações, realizar algum tipo de promoção ou marketing e, principalmente, para comunicar idéias e informações. O importante aqui é que o blog permite a interação, essa é a palavra chave. Os autores escrevem, os leitores lêem e comentam, os autores e outros leitores respondem aos comentários e, assim comunicação e interação simplesmente ocorrem. Algo que merece ser destacado aqui é que o blog atua como uma ferramenta para compartilhar conhecimento e, portanto, provê suporte à gestão do conhecimento. Esses dois aspectos são de suma importância: o fato de permitir o compartilhamento do conhecimento que resulta num ‘blog corporativo’ auxiliando na gestão do conhecimento (isto será discutido num artigo futuro) e sua ‘força’ como meio de comunicação. É impressionante como as pessoas têm lido e dado atenção aos conteúdos disponibilizados nos blogs e mais, o quanto as pessoas dedicam de seu tempo para criar e freqüentemente adicionar conteúdo ao blog, além de responder a comentários. Esse sucesso e crescimento de usuários se devem a um fator, ou melhor, uma necessidade humana: a comunicação (interação na busca pela informação).

por ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO

   

 

 

 

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