ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO

Doutor em Ciência da Computação (UFPE)

 

 

compartilhe... indique este artigo...

Bookmark and Share

 

 

Conectividade total com celular 3G: O mundo em suas mãos

Antonio Mendes da Silva Filho

 

“Don't be too timid and squeamish about your actions.

All life is an experiment. The more experiments you make the better.”

Ralph Waldo Emerson

 

Você já se imaginou tendo acesso a qualquer informação de qualquer lugar? E, ainda fazendo isso a partir de um pequeno dispositivo (aparelho celular 3G) em suas mãos? Essa realidade começa a se proliferar no Brasil. Dados da Anatel (www.anatel.gov.br) indicam que o Brasil atualmente possui cerca de 160 milhões de celulares o que representa uma densidade de quase 80 celulares para cada 100 habitantes (ou quase um celular por habitante para população estimada em 192 milhões). Trata-se um percentual bastante elevado. Observe que esse elevado número de celulares se deve, principalmente, à praticidade e comodidade de poder se comunicar em qualquer momento e de qualquer lugar com outra pessoa.

A terceira geração de tecnologias e padrões para comunicação móvel ou geração 3G, como é comumente conhecida, amplia a gama de serviços oferecidos pelas operadoras aos usuários. Serviços como acesso ao Internet Banking e pagamentos via celular, acesso a Internet para emails (correio eletrônico) e navegação no ciberespaço, acesso a rede de empresas, download de musicas e jogos ou mesmo jogar online com outros jogadores passam a ser cada vez mais comum entre as pessoas.  Essa nova geração 3G começa a cativar os consumidores já que ela permite não apenas navegar na Internet, mas ler e assistir jornais e uma miríade de outras aplicações, que não param de aparecer.

Diversas são as empresas que têm procurado explorar esse nicho de mercado que não pára de crescer. Exemplo de aplicação interessante que está conquistando os consumidores é o AroundMe (http://www.tweakersoft.com/mobile/aroundme.html), que possibilita o usuário localizar informações de um clínica médica ou hospital próximos. Também, permite encontrar outros locais nas redondezas de onde você se encontra, ajudando você a localizar restaurantes, cinemas, teatros, postos de gasolina, farmácias, bancos, supermercados, etc. AroundMe ainda informa a distancia de você até, por exemplo, o restaurante procurado, além de fornecer telefone do restaurante, exibir o mapa do local e mostrar a melhor rota para você chegar ao destino desejado. Trata-se de um dispositivo que não é simplesmente um celular, mas um companheiro indispensável do dia-a-dia. Agora, para completar, imagine tudo isso com de maneira fácil e rápida. Essa é uma das aplicações desenvolvidas pela TweakerSoft (http://www.tweakersoft.com) que tem conquistados os usuários 3G.

E isso é tudo ?

Não. Diversas são as aplicações que têm sido disponibilizadas aos usuários com os mais variados serviços. Exemplos delas são (www.opentable.com) que cobre os Estados Unidos e vários outros países (Brasil ainda não incluso). Com ele, o usuário pode com seu celular 3G selecionar uma das cidades, escolher o restaurante de seu gosto e fazer reserva. Outra aplicação é o Yelp (http://www.yelp.com/) que oferece serviços similares ao OpenTable. Agora, se seu interesse é fazer novas amizades ou quiçá uma paquera, tem diversas aplicações móveis para rede sociais. Uma que tem atraído a atenção dos usuários é o AreYouInterested (http://areyouinterested.com). Outra aplicação similar é o BrightKite (http://brightkite.com) que possibilita você localizar pessoas, amigos e locais de seu interesse (como restaurantes, teatros, cinemas, etc.).

Um fato a se observar de tudo o que foi apresentado acima é que todas essas aplicações estão disponíveis para o iPhone (http://www.apple.com/iphone/) da Apple, embora algumas delas também possuam versão similar para outros dispositivos como o BlackBerry (http://www.blackberry.com). Todavia, o domínio do mercado de aplicações móveis para dispositivos 3G é da Apple a qual possui uma miríade de aplicações para seu iPhone que tem interface de usuário muito intuitiva que aliada a grande gama de aplicações torna ele um dispositivo cada vez mais indispensável para o seu dia-a-dia. Não a toa que o lucro da Apple aumentou em quase 15% no último trimestre, superando as expectativas do mercado. E isso se deve, principalmente, a grande demanda por aparelhos 3G iPhone. Para quem ainda não tem o iPhone, espere mais um pouco, pois no segundo semestre será lançado novo modelo com versão nova do sistema operacional (encarregado de controlar as funcionalidades do aparelho) além de navegação mais rápida e mais aplicações.

Embora estar conectado o tempo todo e ter acesso a quaisquer informações de qualquer lugar seja algo desejado por muitos, é preciso refletir até quando e onde devemos utilizar tudo o que a tecnologia nos disponibiliza. Por exemplo, estar num teatro e lá acessando a algum site e usar o aparelho para uma ligação telefônica. Até onde é aceitável ou saudável o uso da tecnologia?

Com essa pergunta finalizo o artigo, provocando o leitor a refletir sobre um tema que tratarei em seguida.

 

Leitores interessados no tópico podem encontrar mais informações nos sites:

Internet: conectividade e comportamento humano

Internet: catalisador da Educação e Comunicação

Internet: ferramenta de colaboração

Telefonia Celular e Internet: a Internet em suas mãos

Blog: Comunicação, Informação e Ética

 

versão para imprimir (arquivo em pdf)

 

incluir email
cadastre seu email e receba a REA
E-mail:
participe
 
  

clique e acesse todos os artigos publicados...  

http://www.espacoacademico.com.br - © Copyleft 2001-2009

É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída